quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Hoje em dia existem vários tipos de depilação, pra diferentes gostos e necessidades. Alguns deles nem causam dor, mas antigamente não era assim. Em 2000 a.C. as mulheres se depilavam arrancando os pelos com as próprias mãos ou queimando-os com cinza sobre a pele. Imaginem  a dor! Pois era tanta dor que elas tinham que tomar uma bebida anestésica pra suportar a depilação. 500 anos mais tarde a depilação era feita com uma pasta feita por sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimônio (higiene nota 0). Imaginem só, já foi usado até soda cáustica pra remoção de pelos. Os egípcios usavam uma mistura de argila, sândalo e cera de abelhas pra se depilarem e foi essa mistura que deu origem a cera que
usamos hoje em dia. Que bom que os tempos são outros, né? Olha aí a variedade de métodos que temos pra depilação:

CERA QUENTE
- CERA QUENTE: indicada para pelos grossos como axila, virilha, barba, mas pode ser usada também pra depilar buço. A vantagem é que a temperatura quente dilata os poros e facilita a remoção do pelo, causando menos dor e, como arranca os pelos pela raiz, eles demoram a crescer. Tem a desvantagem de escurecer a pele e causar pelos encravados e foliculite, mas isso pode ser prevenido com simples medidas no intervalo das depilações.
CERA ROLL-ON
- CERA MORNA (ROLL-ON): indicada para pelos menos grossos, como das pernas, peito, costas e braços (em homens). Tem a mesma vantagem da depilação com cera quente, mas costuma causar pelos encravados; não escurece a região ou causa foliculite com a mesma facilidade da cera quente.
- CERA FRIA: A vantagem é que não corre o risco de causar 
CERA FRIA
queimaduras na pele. Sua desvantagem é que causa mais dor que as depilações ceras quente e morna. Não é indicada para depilar axila e virilha, mas pode ser usada em braços e pernas. Não aconselho a depilar o buço com essa cera, porque o rosto é uma área mais sensível à dor.
- FOLHAS PRONTAS: é um papel que já vém com cera 
FOLHAS PRONTAS 
pronto para uso, é só dar uma esquentadinha de leve com as mãos mesmo e começar a depilar. É indicado para pelos fininhos como o do buço.
- CREMES DEPILATÓRIOS: tem a vantagem de ser indolor e pode ser feito em casa, mas não arrancam o pelo pela raiz apenas dissolvem o pelo devido às suas substâncias químicas e por causa disso, podem causar mais irritações na pele. Ideal para perna e braços, não deve ser usado em axilas e virilhas.  (saiba mais sobre cremes depilatórios clicando aqui)
- PINÇA: usada pra depilar sobrancelha e fazer retoques nas depilações com cera. Arranca o pelo pela raiz, e por causa disso deve-se ter muito cuidado, pois com o passar do tempo arrancando o pelo de forma errada no mesmo lugar, ele não cresce mais e a sobrancelha pode ficar com falhas permanentes. É super barato, uma pinça pode custar de R$ 0,50 a 1,00 e, se a pessoa souber depilar com pinça faz em casa mesmo.
- LÂMINA: apenas corta o pelo, depois de 1 ou 2 dias o pelo volta a aparecer. Tem a vantagem que não dói, mas a desvantagem é que, como não arranca o pelo pela raiz, precisa passar a lâmina mais de 1 x por semana na área, além disso escurece a pele, pode causar alergia em algumas pessoas e deixa os pelos grossos.
DEPILAÇÃO COM LINHA
- LINHA: é mais indicado para pelos do rosto, pois são mais finos, mas podem ser usados em outras áreas. A vantagem é que não é passado nenhum produto químico na pele pra remover o pelo, apenas a linha. Tem pessoas que passam talco antes de depilar com linha, mas não é indicado, pois talco obstrui os poros. O ideal é higienizar a área antes da depilação com linha e depois  passar uma loção calmante pra tirar o vermelhidão.
DEPILAÇÃO COM MOLA
- MOLA: é uma opção pra quem tem não sabe depilar com linha. Se for pra ser usada em clientes numa clínica, o ideal é que ele seja individual para cada pessoa. Indicado principalmente para pelos finos.
- À LASER: age por meio da emissão de uma luz que aquece a raiz do pelo, destruindo a matriz. Pode ser usado em qualquer tipo de 
DEPILAÇÃO À LASER
pele dependendo do tipo de laser. Indicado para quem tem pelos que encravam com muita facilidade. A vantagem é que causa uma depilação definitiva, num período de 6 meses a 1 ano do tratamento podem não existir mais pelos na região ou eles estarem muito ralos e espaçados. As desvantagens são o preço, que costuma ser caro, a contra indicação para gestantes e a dor nas primeiras sessões.
-ELETRÓLISE: é um método que usa uma agulha muito
DEPILAÇÃO POR ELETRÓLISE
 fina e descartável, que é inserida no folículo piloso até atingir o bulbo (onde nasce o pelo). Através dessa agulha, o bulbo recebe uma descarga elétrica de baixa intensidade que o destrói. É uma depilação mais segura para pessoas de pele negra, é seguro, eficaz e indicado para áreas pequenas como rosto. Porém é um tratamento demorado, cada sessão pode durar de 1 a 2 horas, dependendo do local a ser tratado. Também tem a desvantagem de ser um tratamento caro. A frequência é de 1 x por mês. 

Nos próximos post vêm mais assuntos sobre depilação. Esperem por mim!                                              

0 comentários:

Traduza este Blog

A Blogueira

Patrícia Almeida, carioca de 29 anos, formada em Estética e Cosmética pela Unigranrio, depiladora, futura maquiadora profissional, casada e mãe. Amo minha profissão de paixão. Falar sobre beleza é um hobby pra mim.

Meus Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts Populares

Seguidores

Link-me

Estética & Makeup -

Curta a Fan Page

Parcerias

Blog Parceiro

Blog ArroJada - Dicas, cabelos e resenhas e muito mais...

Eu Apoio Essa Causa

Blogueiras Unidas contra o Câncer de Mama

Eu Participo!

Page Views

Tecnologia do Blogger.

Amo o que faço, por isso faço com amor.