quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Oi, meninas!!!

Ó eu aqui de novo pra falar de drenagem! Adooooro! É um assunto que eu gosto muito e também foi pedido pela minha amiga Luciene

A drenagem é um tratamento muito importante na área da estética. É uma técnica de massagem que tem o objetivo principal  de eliminar o excesso de líquidos e toxinas retidos no organismo, ativa o sistema imunológico e melhora a circulação sanguínea. A DL usa manobras lentas, repetidas, com pressão suave e ritmo constante. 
Drenagem Linfática Mecânica
Existem 2 tipos de drenagem linfática: a manual (minha preferida) e a mecânica. Antes da drenagem, é preciso fazer a desobstrução dos gânglios linfáticos. Sabe aquilo que você conhece por íngua? A íngua é o gânglio quando está inchado, mas esse não é o estado normal dele. (Se ele está inchado é sinal que o corpo tá combatendo alguma inflamação, às vezes consegue combater, às vezes não e aí aparece uma inflamação na área próxima do gânglio, ouvido por exemplo). A drenagem tem um sentido certo, ela segue o caminho dos vasos linfáticos até os gânglios. Pra quem é leigo no assunto ou para as esteticistas novatas é meio complicado entender, mas pense assim: se você for lavar seu quintal, tem que desintupir o ralo primeiro, não é? Se o ralo estiver entupido, a água não escoa. É como se o gânglio fosse o ralo e o excesso de líquido do corpo fosse a água do quintal. A gente tem que desobstruir os gânglios primeiro pra eliminar as toxinas que possam estar retidas nele, pra depois começar com a drenagem. 
SENTIDO DA CIRCULAÇÃO LINFÁTICA

A drenagem linfática é indicada para alguns problemas de saúde e também usada na área da estética. 
Se você quer emagrecer, comece fazendo drenagem, mas não porque drenagem emagrece. DRENAGEM NÃO
RETENÇÃO DE LÍQUIDO (INCHAÇO)
EMAGRECE, GENTE!!!
Só indico começar a drenar, porque aí você vai perder todo o excesso de líquido retido no corpo e vai ver que, de repente, nem estava tão acima do peso como pensava, às vezes todo aquele volume era inchaço e não gordura. 

Se você quer tratar celulite, também deve incluir a drenagem na sua rotina, mas nesse caso ela age mais como um tratamento auxiliar, drenagem sozinha não resolve celulite.
Para as grávidas com mais de 3 meses de gestação e que têm liberação do médico, a drenagem vai ser muito boa, porque na gestação a retenção de líquido aumenta muito dependendo do caso. A grávida que pode fazer drenagem sente um alívio muito grande no peso das pernas. Super indico! Aliás, meu TCC foi baseado na drenagem em grávidas. 

INDICAÇÕES:

- Emagrecimento (repetindo: drenagem não emagrece!)
- Gordura localizada
- Celulite
- Retenção de líquidos
- Gravidez (após o 3º mês e com autorização do obstreta)
- Relaxamento
- TPM
- Enxaqueca
- Varizes
- Hematomas (a drenagem melhora muito hematomas)
- Desintoxicação metabólica
- Pré e pós cirúrgico (principalmente de cirurgia estética como abdominoplastia, lipoaspiração etc)
- Linfedemas


CONTRA INDICAÇÕES:

- Hipertensão descompensada (aqueles casos em que mesmo tomando remédio a pessoa passa mal)
- Câncer (obs: em casos terminais, o médico libera drenagem pra melhorar a qualidade de vida que resta do paciente ;( )
- Febre
- Infecções e inflamações agudas
- Insuficiência renal ou cardíaca
- Trombose venosa profunda, flebite, tromboflebite
- Hipertireoidismo
- Erisipela em fase aguda
- Menstruação abundante (porque a drenagem aumenta o fluxo menstrual e, consequentemente, aumenta a cólica também)
- Asma brônquica (só durante a crise que não pode)

QUANTIDADE, DURAÇÃO, FREQUÊNCIA  E VALOR DAS SESSÕES 

Em casos de inchaço moderado pode ser feita drenagem 1 x por semana com duração de 40 a 45 minutos. Quando o inchaço é maior podem ser feitas 2 sessões por semana com duração de 1 hora cada. Em todos os casos se inicia com um pacote de 10 sessões. O preço da sessão varia de acordo com a região, a partir de R$ 50 mais ou menos. As sessões avulsas são mais caras se comparadas às sessões dentro de um pacote, por isso, às vezes compensa mais comprar um pacote completo de drenagem linfática.


Gente, deixei esse post o mais completo possível. Tomara que eu tenha sido clara nas explicações. Se alguém tiver alguma dúvida, deixe um comentário que eu respondo. Pra quem gosta de usar produtos durante a drenagem, vou fazer um post mostrando quais podem ser usados.


Fui!!! Bjs!!!!




0 comentários:

Traduza este Blog

A Blogueira

Patrícia Almeida, carioca de 29 anos, formada em Estética e Cosmética pela Unigranrio, depiladora, futura maquiadora profissional, casada e mãe. Amo minha profissão de paixão. Falar sobre beleza é um hobby pra mim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts Populares

Seguidores

Link-me

Estética & Makeup -

Curta a Fan Page

Parcerias

Blog Parceiro

Blog ArroJada - Dicas, cabelos e resenhas e muito mais...

Eu Apoio Essa Causa

Blogueiras Unidas contra o Câncer de Mama

Eu Participo!

Page Views

Tecnologia do Blogger.

Amo o que faço, por isso faço com amor.