terça-feira, 14 de outubro de 2014


Olá, gatíssimas!!!! Hoje vou falar tudo e mais um pouco sobre gordura. Pra destruir um inimigo a gente tem que conhecê-lo bem e saber quais armas que temos que usar e isso você vai descobrir aqui.
A gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo em regiões específicas como forma de reserva de energia e a obesidade é o acúmulo de gordura generalizado. Mas porque se acumula essa gordura?? Por vários fatores, incluindo a genética, disfunções hormonais e glandulares, diabetes, sedentarismo e dieta rica em gordura e açúcar. 
Esses 2 últimos fatores estão intimamente ligados nessa situação, porque quando a ingestão calórica (dieta) é maior que a queima calórica (exercícios físicos) a gordurinha aparece.


Uma curiosidade: A área do corpo que você  ganha medidas primeiro ao engordar é a última que você perde ao emagrecer, vou explicar melhor,  se ao engordar, sua barriga é a primeira parte do seu corpo que aumenta de volume, quando você começar a emagrecer, vai perder medidas de todas as áreas do corpo e só por último, a barriga vai diminuir. Ninguém merece isso! Mas é assim que funciona no nosso corpo.


MEDIÇÃO DO TECIDO GORDUROSO

Pra quem tem só gordura localizada é usado um adipômetro, que é um equipamento que mede a espessura do tecido adiposo. Se você está fazendo tratamento estético pra reduzir medidas, seria bom que medisse (a esteticista mede) regularmente, tipo 1 x por semana, a gordura abdominal pra conseguir visualizar se as sessões estéticas estão fazendo o efeito desejado ou se é preciso mudar o tratamento. Não se esqueça que também é indispensável a medição com fita métrica.


MEDIÇÃO DE MASSA CORPORAL

Você pode fazer um cálculo bem simples pra saber se tem só gordura localizada ou se já está caminhando para obesidade. Esse cálculo é o conhecido IMC = índice de massa corporal. A fórmula é essa: IMC= peso/ altura², peso dividido pela altura multiplicado pela altura (NÃO é pra multiplicar a altura por 2, hein?!). Faça seu cálculo e veja em qual classificação você está, de acordo com a tabela abaixo. 



GORDURA SUBCUTÂNEA E GORDURA VISCERAL


GORDURA SUBCUTÂNEA
São 2 tipos de gordura diferentes. A  gordura subcutânea é a que a gente mais conhece - a gordura localizada - ela se encontra entre a musculatura abdominal e a derme, é mole e pode ser tratada por esteticistas com tratamentos estéticos que listei lá embaixo do post. 


GORDURA VISCERAL
A gordura visceral (ou infra-abdominal) está localizada entre os órgãos e a musculatura abdominal, surge por causa da obesidade e também pela ingestão de bebidas alcoólicas, é a famosa barriga de chopp! Pra reduzir esse tipo de gordura só emagrecendo mesmo.
Esse tipo de gordura é perigosa para a saúde. O limite máximo para a circunferência abdominal para homens é 102 cm e para mulheres, 88 cm, acima disso, sinal de alerta. Emagreça!!!


TIPOS CORPORAIS


Existem 2 tipos corporais de acordo com a área que a gordura se acumula: pera e maçã. O tipo pera é aquele em que a gordura se concentra no bumbum e nas coxas e o tipo maçã é quando a gordura se acumula na barriga, esse tipo tem mais propensão surgimento de gordura visceral.

TRATAMENTOS ESTÉTICOS INDICADOS PARA GORDURA LOCALIZADA:


- Manta térmica
- Ultrassom
- Endermoterapia
- Vacuoterapia
Massagem modeladora turbinada
- Massagem modeladora
- Massagem modeladora turbinada (incluído massagem com rolo de ventosas)
- Bandagens frias e quentes
- Gessoterapia
- Argiloterapia + aromaterapia
- Ionização com ativos específicos
- Eletroporação (ionização de grande superfície)
- Lipocavitação
- Manthus, Heccus (que são ultrassons mais potentes)
- Auriculoterapia
- Intradermoterapia: aplicações de enzimas subcutâneas (médico)
- Carboxiterapia (médico)


PRINCIPAIS ATIVOS COSMÉTICOS PARA GORDURA LOCALIZADA

Aqui você vai ver uma lista com os principais ativos redutores, mas existem muitos outros. Invista em produtos que tenham esses ativos lipolíticos:

- Algas fucus
- Argisil
- Arnica
- Bioex antilipêmico
- Cafeína
- Cafeisilane C
- Cânfora
- Castanha da índia
- Centella asiática
- Erva mate
- Fosfatidilcolina
- Gengibre
- Ginkgo biloba
- Hera
- Laranja amarga
- L-carnitina
- Mentol
- Nicotinato de metila (estará escrito no rótulo do produto "térmico" ou "hiperemiante")
- Scopariane
- Sinefrina
- Slimbuster L
- Xantalgosil C

TRATAMENTOS PARA OBESIDADE

- Dieta equilibrada prescrita por nutricionista
- Exercícios físicos liberados pelo médico responsável
- Manta térmica (esteticista)
- Drenagem linfática manual (esteticista; obs.: DLM não emagrece, mas ajuda desinchar)
- Massagem com pedras quentes (esteticista; para aliviar a ansiedade, diminuindo assim a fome)
- Massagem relaxante (esteticista; só para diminuir possíveis dores nas costas e pernas causadas pelo excesso de peso)
- Auriculoterapia (esteticista)
- Intradermoterapia: aplicações de enzimas intramusculares (médico)
- Cirurgia bariátrica ou balão intragástrico (indicação médica)

Com exceção da manta térmica, os outros tratamentos estéticos e os produtos cosméticos indicados para gordura localizada não são indicados para quem está obeso, pois vai ser como "secar gelo", a cliente vai jogar dinheiro fora. O ideal é emagrecer, e quando a pessoa sair do nível de obesidade, começar com os tratamentos para gordura localizada.

ÉTICA PROFISSIONAL

Sou a favor da sinceridade total com o cliente. Se ele está obeso e eu, como esteticista, indicar tratamentos pra gordura localizada, ele vai fazer muitas sessões de modeladora, endermo, ultrassom etc e não vai emagrecer, porque esse não é o tratamento certo. Muitos profissionais por aí querem vender seus tratamentos, buscando só o valor monetário, e esquecem que, se o cliente descobrir que foi enganado, ele não volta mais e ainda faz mal propaganda da clínica de estética e com razão. Prefiro ganhar a confiança da pessoa indicando com sinceridade, o que é melhor para o caso dela.
Se você é esteticista aja com ética, diga a verdade, pois é assim que irá fidelizar seus clientes.

Fiz esse post com todo carinho pra vocês, tanto para as esteticistas que me acompanham como para as que só se interessam pelo assunto. Tentei deixar o texto bem compreensível para os 2 grupos de leitoras e puxei lá do fundo da minha caixola tudo que sabia sobre o assunto. Se vocês lerem direitinho não vão fazer nada errado e nem vão ser enganados por charlatões da área da beleza.


Bjux pra todos!!! 
Fui!




Posts Relacionados:
Se livre desse pneu 1 - Protocolo pra Redução de Medidas
Se livre desse pneu 2 - Protocolo pra Redução de Medidas com Flacidez de Pele
Bandagem Fria: Gordura Localizada, Flacidez de Pele e Celulite
Drenagem Linfática Corporal
Drenagem Linfática x Massagem Modeladora
O Ponto Forte de Cada Argila
Gelatina de Agar-Agar: para redução de apetite, flacidez de pele

2 comentários:

  1. Muito legal seu blog.
    Trabalho na área de estética e emagrecimento, juntamento com nutricionista e educadores físicos e suas explicações são bastante reais.
    Parabéns e continue assim.

    Manoela

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Manoela. Fiquei muito feliz com seu comentário pois tento fazer o melhor aqui nos meus posts. Me desculpe a demora em responder, é que fiquei um tempão sem postar no blog. Bjs

    ResponderExcluir

Traduza este Blog

A Blogueira

Patrícia Almeida, carioca de 29 anos, formada em Estética e Cosmética pela Unigranrio, depiladora, futura maquiadora profissional, casada e mãe. Amo minha profissão de paixão. Falar sobre beleza é um hobby pra mim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts Populares

Seguidores

Link-me

Estética & Makeup -

Curta a Fan Page

Parcerias

Blog Parceiro

Blog ArroJada - Dicas, cabelos e resenhas e muito mais...

Eu Apoio Essa Causa

Blogueiras Unidas contra o Câncer de Mama

Eu Participo!

Page Views

Tecnologia do Blogger.

Amo o que faço, por isso faço com amor.